domingo, 17 de junho de 2012

Vitorio - Sem Raça Definida

Para começar vou contar a minha primeira experiência de adoção: VITORIO
Foto do Vitorio assim que chegou da Rua
Vitorio em uma de suas primeiras consultas. Olha a patinha direita!


Vitorio hoje, já encostando a patinha no chão.

Vídeo do Vitorio mostrando a sequela da Cinomose. Atentem para a pata direita .

  O Vitorio foi achado abandonado, em meados de outubro do ano de 2010, em uma casa vazia, deitado, sem nem conseguir se levantar. De início, achei que ele tinha sido atropelado e jogado lá, pois a patinha da frente estava totalmente para dentro, deslocada mesmo, como vocês vêem pelas fotos. Corri com ele para um veterinário, em pleno horário de expediente. Pedi para a veterinária ver o que precisava ser feito e que voltaria depois para buscá-lo, pois precisava trabalhar. De início, ela desconfiou de mim, achando que eu não voltaria, afinal, muita gente, infelizmente, faz isso, deixam os bichinhos nos veterinários e simplesmente vão embora, não voltando para buscá-los.
Disse, então,  à ela, onde eu trabalhava, me comprometi a deixar algum valor pago para que ela se convencesse de que eu não o largaria, afinal, quase ninguém quer um bicho saudável, imagine doente. De cara, a veterinária disse que achava que ele estava com cinomose. Gelei, pois sei que essa doença é praticamente fatal para cachorros.
Enfim, consegui convencê-la a cuidar do cachorro durante o dia e que no final da tarde, após o expediente, o pegaria.
Falei com meu  marido, super companheiro, que disse: PODE TRAZÊ-LO. Que fofo!!!
Resumindo, levei o Vitorio para casa no final dia, e fui à veterinária que eu já estava acostumada. Após examiná-lo e ver seu estado, ele realmente foi diagnosticado com Cinomose, e seu "tique" era a sequela, pois já tinha danificados os neurônios.
Acontece que, incrivelmente, quando o peguei ele já havia se curado sozinho, tinha passado pelo pior da doença e como não foi medicado, pois estava abandonado, ficou com a sequela. A própria veterinária disse que o sistema imunológico dele era muito forte para ter suportado tudo e ainda estar vivo. 
Como eu disse, ele ficou apenas com uma sequela, aquela patinha, que eu achei que estava destroncada, na verdade , estava atrofiada, pois a cinomose deixou-o com um tique, ele fica puxando constantemente essa pata para cima e por isso ela acabou atrofiando, visto que não era usada.
Conseguimos amenizar muito esse tique, pois no início, era tão forte que ele puxava a pata e a cabeça vinha junto, uma dó. Após muita medicação, acunpuntura e fisioterapia o Vitorio, hoje, já apóia essa pata no chão e o tique está bem mais leve, só na pata mesmo e não mais na cabeça. Esse tique, a veterinária disse que não há como saber se vai sumir ou não.
O tratamento recomendado, para o tique, foi a acupuntura para minimizar os efeitos. No início, o Vitorio deixava a veterinária colocar as agulhas numa boa. Como se fala na linguagem da acupuntura, o fluxo de energia dele quase não existia. Conforme ele foi fazendo o tratamento, e a energia foi sendo liberada, ele começou a ter mais sensibilidade e aí, já estava virando um problema, pois ele sentia as picadinhas. 
Como o tratamento precisava continuar, a veterinária me apresentou o "implante de ouro". São micro esferas de ouro, implantadas no corpo do cachorro, exatamente nos ponto de acupuntura. Dessa forma, é como se esses pontos de energia ficassem sendo estimulados 24 horas, sem a necessidades das agulhas.
Marcamos para fazer. Ele foi sedado e as esferas implantadas. Tudo muito rápido. Ele saiu no mesmo dia da veterinária, sem cortes, nem nada, pois essas esferas são implantadas com o auxílio de uma seringa com uma agulha bem fina. 
Além disso, iniciamos com a fisioterapia pois a pata do tique estava totalmente atrofiada. Aos poucos a patinha foi abrindo mais e hoje ele já fica com ela no chão.
Posso dizer que o Vitorio chegou em casa muito magro, fraco, sem energia, mal andava e tinha aquele tique horrível. Hoje, ele corre e brinca tanto que a língua chega a quase tocar o chão...rsrsrs. 
Deixei o Vitorio na casa da minha sogra, que gentilmente aceitou cuidar dele, porque para gastar a sua energia era PRECISO um quintal grande, sério! A energia dele é alta demais para ficar confinada em um apartamento. 
Aliás, ele deu uma destruída no jardim da minha sogra no começo, cavava, enterrava os brinquedos..hahaha, doidinho de tudo. Até hoje, ele corre sem parar.
Aliás, minha sogra tem 8 cachorros na casa dela, a grande maioria adotados, e já são todos bem velhinhos, com mais de 10 anos cada, o Vitorio é o único novinho. Hoje ela está com uns 2 anos e tá colocando os idosos para correr e brincar...hahaha.

Vitorio hoje, 2012, brincando e já apoiando a patinha

2 comentários:

  1. Que história linda, sabia que vc tinha um enorme coração desde que comecei a ver seus vídeos de culinária, pois vc transparece autênticidade.
    Parabéns
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo grande gesto de amor! Grande sorte do Vitório você ter cruzado o caminho dele! Ele é mto liiindo! rs
    Abs!

    ResponderExcluir